Páginas

domingo, 17 de maio de 2009

Por que “No Caminho dos Minerais” ?

Porque estamos pesquisando sobre os minerais, desde a sua origem na superfície da Terra, sua localização na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Quadrilátero Ferrífero, até o seu processamento final para uso industrial. E o nosso estado, como o próprio nome indica, “Minas Gerais”, nos propicia essa viagem ao conhecimento. É fascinante!
A nossa primeira visita foi ao Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães que possui um acervo fantástico. Lá conhecemos amostras de minerais encontrados em nosso subsolo e também em outras partes do mundo. Assistimos a vídeos, palestras e pudemos pegar, sentir, cheirar e até provar os minerais. Sim, porque alguns minerais têm cheiro e sabor!
No Museu de Mineralogia conhecemos um pouco sobre o prof. Djalma Guimarães e o seu importante legado para o o Estado de Minas e para po Brasil. Sabiam que somos o primeiro na produção e exportação de nióbio e que esse mineral foi descoberto em Araxá pelo prof. Djalma Guimarães?
Pois é. Quanta coisa aprendemos além dos livros e fora da sala de aula! Ah! Também somos o maior produtor mundial de quartzo. Nayara e Camila diante de um quartzo que pesa duas toneladas.
Ass. Alunos do 9º ano do 3º ciclo da Emip (8ª série)

Esse é um um projeto interdisciplinar nas áreas de Ciências e Geografia, sob a coordenação das professoras Carla e Flora. O QUE DIZEM AS PROFESSORAS: Esse projeto tem um caráter de educação sócio-ambiental; ele possibilita aprofundar o conhecimento sobre minerais e a atividade minerária sob o enfoque do desenvolvimento sustentável. Estamos proporcionado ao aluno a necessária combinação teoria–prática, tornando os conteúdos recebidos em sala mais atrativos por serem vivenciados.
Galeria de Fotos
Pamela e Vitor fazem o relatório após a excursão.


Turmas C, D e E (João Roberto, Ana Carolina, Rômulo, Ellen, Hailê, Wallace, Lucas, Douglas e Hudson).
..







3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns alunos do Turno da Manhã e Professoras Flora e Carla. Já coloquei o endereço deste blog no da emip. Pra quem não se lembra o endereço é:
    emip-bhte.blogspot.com

    Um grande abraço a todos
    Valéria Sanches

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o Blog das 8ª séries, espero que add mais fotos e que a lembrança da E.M.I.P. não seja apenas uma lembrança, mas sim uma recordação para sempre...

    Ramom M. Borges
    3131B
    Manhã

    ResponderExcluir